Por Júlio César (Coordenador Comercial da Acura Capital) Para expandir efetivamente a sua marca para o mercado global – algo desejado por cerca de 51% dos gestores até 2025, de acordo com dados da “Trajetória de Internacionalização das Empresas Brasileiras”, da Fundação Dom Cabral - é importante entender as nuances culturais e as demandas dos consumidores em diferentes regiões. E é claro que isso requer pesquisa detalhada sobre preferências locais, comportamentos de compra e concorrência. Para começar, a adaptação dos produtos e serviços para atender às necessidades específicas de cada mercado também deve entrar na conta, independente do nicho. Tais ajustes podem embalagem, marketing e até mesmo a funcionalidade para garantir relevância e aceitação local. Além disso, um ponto importante em qualquer lugar no mundo atual é ter uma presença online forte. Para alcançar consumidores globais, é preciso investir em estratégias de marketing digital, como SEO localizado, mídia social, publicidade online e até no auxílio da Inteligência Artificial. Com um time especializado, o resultado é o aumento da visibilidade da sua marca diante de muitos públicos.
Com o acréscimo de parcerias estratégicas com empresas locais, sua entrada no mercado global também pode ser mais sutil. Isso porque, ao colaborar com negócios que já estão estabelecidos, é possível aproveitar conhecimentos, redes de distribuição e reputação para acelerar o seu crescimento.
Logo, não se esqueça de incluir na lista a importância de uma comunicação aberta e adaptável com seus novos e antigos clientes! Ela pode abranger suporte multilíngue e canais de comunicação variados.
Com uma mentalidade ágil e disposição para aprender e se adaptar constantemente, o dinamismo do mercado global permanece com as portas abertas. Afinal, as empresas que conseguem se ajustar rapidamente às mudanças são as que possuem maior probabilidade de sucesso a longo prazo.