ODPV3: Queda temporária no lucro, mas crescimento sustentado 

No primeiro trimestre de 2024, o lucro líquido da ação da Odontoprev caiu 8,4%. Isso se deve a um evento excepcional no primeiro trimestre de 2023 e a maiores despesas com marketing no primeiro trimestre de 2024. Como resultado, o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) anualizado apresentou uma leve queda no período. 

Desde 2020, a empresa tem aumentado consistentemente seu lucro líquido, com rentabilidade média de 12% ao ano. No entanto, esse crescimento não é sempre linear, havendo períodos de ligeira contração, como o que estamos vendo agora. Portanto, isso não é motivo de preocupação para nós. 

Vale mencionar que a geração de caixa no trimestre foi recorde (R$ 208 milhões), graças à alta conversão de caixa (117%) e a um nível muito baixo de capex – o modelo de negócios da empresa faz com que ela precise de quase nenhum investimento para crescer. 

A margem de fluxo de caixa livre (FCF) foi impressionante, chegando a 38%. Vale lembrar que a empresa tem posição de caixa líquido de R$ 987 milhões (excluindo provisões técnicas) e adicionou valor econômico (EVA) no período. 

Conte com a equipe de especialistas em investimentos da Acura Capital para acessar as melhores oportunidades de acordo com seu perfil.