O que explica o fraco desempenho do Índice Bovespa neste início de 2024? 

O ano de 2024 começou com alguns desafios para o mercado financeiro brasileiro, refletindo diretamente no desempenho do índice Bovespa – o que foi surpresa para muitos economistas, levando em consideração o avanço de 18% nos últimos dois meses de 2023. 

A seguir, nós, da Acura Capital, desenvolvemos os principais fatores que têm contribuído para a volatilidade e o fraco desempenho do mercado de ações brasileiro nos primeiros meses do ano. 

Instabilidade econômica global 

A economia global tem enfrentado turbulências, com diversos eventos geopolíticos e econômicos impactando os mercados financeiros em todo o mundo.  
 
A guerra entre Rússia e Ucrânia é um exemplo de instabilidade para os investidores brasileiros, já que reduz o apetite por ativos de maior risco, como ações de mercados emergentes, incluindo aquelas listadas na Bovespa

Política monetária e fiscal 

Após o crescimento de 2023, é natural que uma correção aconteça diante do mercado “devolvendo” alguns excessos. Dessa forma, no Brasil, a atuação do Banco Central na definição das taxas de juros e as políticas fiscais do governo também afeta a confiança dos investidores. 

Flutuações nos preços das commodities 

O Brasil é o terceiro maior exportador de commodities do mundo, incluindo petróleo, minério de ferro, soja e café, de acordo com World Trade Statistical Review 2023

Portanto, as inconstâncias nos preços desses produtos também possuem diretos impactos no índice Bovespa. Isso porque mudanças na demanda global, questões geopolíticas e eventos climáticos extremos podem causar oscilações nos preços das commodities e, por consequência, no mercado de ações brasileiro. 

Impactos da pandemia 

Embora os efeitos diretos da pandemia de COVID-19 estejam diminuindo com o avanço da vacinação e a retomada gradual das atividades econômicas, os impactos a longo prazo ainda são sentidos pelo mercado financeiro.  

Setores como turismo, varejo e serviços continuam enfrentando desafios, o que pode afetar as empresas listadas na Bovespa que operam nesses segmentos. 
 
Logo, conclui-se que o fraco desempenho do índice Bovespa neste início de 2024 é resultado de uma combinação de fatores globais e domésticos.  
 
Embora os investidores enfrentem um ambiente desafiador, é importante manter uma visão de longo prazo e considerar a diversificação de carteira como uma estratégia para mitigar os riscos associados ao investimento em ações.