Análise Acura de mercado: Maio de 2024 

Neste mês de maio, com o Banco Central adotando uma postura mais conservadora, tivemos um grande indício de que o fim do ciclo de queda de juros pode estar próximo. Desde o início, as expectativas da análise Acura de mercado eram de que o ciclo se encerraria próximo a 10% a.a. Parece que esse será o caso.  

Já nos Estados Unidos, os PMIs de maio foram moderados, o que adiou as expectativas de início do ciclo de queda de juros. 

Na Zona do Euro, devido à baixa atividade econômica, o início do ciclo de redução de juros poderá ocorrer ainda em junho. Confira abaixo nossa análise Acura de mercado.

A indústria química, saúde odontológico, consumo e varejo no Brasil 

  • A indústria química 

A Unipar (UNIP6) reportou seus resultados para o primeiro trimestre de 2024 apresentando queda de 78% no lucro líquido no primeiro trimestre de 2024.  

Os resultados refletem a má-fase do setor químico brasileiro, que sofre com a queda do preço da commodity, a menor demanda e com a concorrência estrangeira, cuja participação de mercado vem crescendo continuamente e já representa 48% do consumo nacional – o maior nível dos últimos 15 anos.  

  • Seguro odontológico x seguro saúde 

A Odontoprev (ODPV3), maior operadora de planos de saúde odontológicos no país, viu seu lucro líquido cair 8,4% no primeiro trimestre do ano.  

Os resultados, no entanto, podem ser explicados por despesas discricionárias e eventos não-recorrentes. Eles não refletem a dinâmica do setor, que segue vibrante – desde 2014, o número de segurados aumentou 62%. Não se pode dizer o mesmo do segmento mais amplo de planos de saúde, que praticamente não aumentou o número de segurados na última década.  

Leia mais no Blog Acura Capital: ODPV3: Queda temporária no lucro, mas crescimento sustentado 

  • Setor de consumo e varejo 

A Ambev mostrou resultados positivos no mercado brasileiro, com ganho de participação e melhoria das marcas, especialmente com o lançamento da cerveja sem glúten e baixa caloria Stella Artois Pure Gold.  

Leia mais no Blog Acura Capital: AMBEV expande no Brasil, mas enfrenta desafios na Argentina e Canadá 

Porém, as operações na Argentina e no Canadá foram prejudicadas neste primeiro trimestre de 2024. Ademais, um aumento nos impostos prejudicou os resultados consolidados. Mesmo assim, o lucro líquido permaneceu estável na comparação anual.